Por Thábata Mondoni
A Assessoria de Imprensa vai muito além da produção de Press Releases e distribuição de notícias para jornalistas. Trata-se de um trabalho consistente e estratégico, que exige tempo, constante conexão e sinergia com a empresa contratante e um diário relacionamento com os veículos.
Por isso, este é um serviço indicado para empresas/marcas que buscam construir sua credibilidade no mercado e não resultados instantâneos. Neste caso, o resultado é reflexo de uma construção de credibilidade e um trabalho sólido e permanente de desenvolvimento de imagem e relevância no mercado por meio da mídia.
Para um maior sucesso de uma ação de assessoria de imprensa, esse trabalho precisa conter duas vertentes estratégicas importantes e indispensáveis:
- A) a imersão na fonte, que neste caso se torna o cliente, a fim de identificar o que é notícia ou como uma informação pode vir a ser uma notícia;
- B) compreender os veículos de imprensa e quais as melhores estratégias para oferecer determinada notícia.
Na estratégia A, a assessoria de imprensa precisa conhecer seu cliente para compreender seus pontos fortes e fracos referentes a assunto, imagem e relevância. Isso inclui um contato mais próximo dos decisores da empresa contratante, bem como um acompanhamento das ações de marketing.
É nesse contato constante que novos produtos, serviços e ações de marketing nascem com um plano de mídia mais bem planejado e com maiores chances de sucesso. Apenas receber a informação e fazer o possível para transformá-la em notícia talvez não seja o melhor caminho para todos os tipos de comunicado à imprensa. Muitas vezes funciona, mas não é o melhor caminho. Se essa informação não for grande, curiosa ou relevante o bastante, não chamará a atenção dos jornalistas.
A estratégia A já deve ser empregada com foco na estratégia B, pois a notícia precisa ser desenhada pensando no que esperam os jornalistas. Acompanhar os veículos e jornalistas especializados, bem como observar e analisar as últimas notícias sobre assuntos similares pode ajudar no desenvolvimento um comunicado ao mercado mais assertivo e atraente.
E ai?! Quer saber mais sobre Assessoria de Imprensa? Entre em contato com a Mondoni Press. Será um prazer ajudar você!