O profissional de social media atualmente é cada vez mais procurado no mercado de trabalho e para que você entenda exatamente quem ele é e quais as funções que ele exerce, nós da Mondoni Press, resolvemos te dar uma ajudinha! Confira:
Este profissional normalmente é formado na área de comunicação social ou na área administrativa e por ser um especialista estratégico na elaboração de métodos e ferramentas que aproximam uma marca de seus consumidores, fornecedores e clientes em potencial, é responsável por impulsionar canais de comunicação digitais, como as redes sociais, sites e blogs de uma empresa ou até mesmo de uma pessoa pública.
Além de planejar as estratégias de marketing que devem ser utilizadas e criar conteúdos relevantes e de interesse do público alvo, o social media atualiza as páginas dos seus clientes, interage com os outros usuários, monitora as menções à marca, acompanha as métricas de todas as das redes sociais e faz a gestão de posts patrocinados e anúncios, gerando engajamento.
Trabalhar com parcerias de divulgação e disseminação da marca, manter um relacionamento com os influenciadores digitais, a produção de fotos específicas para redes sociais, e o desenvolvimento de um relatório mensal de análise de resultados também fazem parte do trabalho do social media.
Para que um profissional social media seja bem sucedido é necessário que tenha amplo conhecimento de todas as redes sociais, sabendo trabalhar com todos os recursos oferecidos por cada uma delas e compreender todas as opções de interação e monitoramento disponíveis.
Outro ponto fundamental para que um social media seja eficiente, é que ele sempre esteja atualizado, tenha facilidade para se comunicar, domine muito bem os assuntos que estão em alta e principalmente, compreenda as tendências e novidades do mercado nas redes sociais.