Apesar de serem completamente diferentes, ainda há muita gente que confunde assessoria de imprensa com publicidade. Por isso, trouxemos algumas das principais divergências entre essas áreas da comunicação. Veja:
- Espaço de publicação:
Na publicidade – A sua marca é anunciante e por isso, a equipe contratada por você desenvolve uma campanha publicitária com uma mensagem específica para alcançar o público-alvo e para publicar este material nos veículos de comunicação, é necessário pagar o espaço no qual sua mídia será exposta.
Na assessoria de imprensa – Você entra como especialista no setor de atuação da sua empresa. Assim, os assessores sugerem pautas e te apresentam como fonte para matérias aos jornalistas. Neste caso, a mídia é espontânea e, portanto, os espaços nos veículos de comunicação não são pagos.
- Controle de publicação:
Na publicidade – A empresa estabelece qual será o conteúdo publicado pelos veículos de comunicação.
Na assessoria de imprensa – Após realizar uma entrevista ou receber um release, a decisão do que publicar ou não, é do jornalista. Assim, nem empresa e nem assessores podem definir o conteúdo publicado.
- Pagamento
Na publicidade – Os valores são variáveis, pois mudam de acordo com o veículo de comunicação, tamanho do anúncio e do tempo de veiculação.
Na assessoria de imprensa – Neste caso, o valor que se paga por este serviço não se altera com o número de publicações e independe dos veículos de comunicação que são alcançados.
- Resultados
Na publicidade – Por despertar o desejo de compra, normalmente, apresenta resultados mais imediatos no faturamento da empresa.
Na assessoria de imprensa – Por aumentar a visibilidade e desenvolver a credibilidade do cliente, a assessoria de imprensa é um serviço que mostra resultados a médio e a longo prazo.