Devido ao fato de ser responsável por tudo o que é relacionado com a comunicação institucional de uma empresa, o profissional de relações públicas dispõe de um campo abrangente para ofício. Conheça algumas áreas de atuação deste profissional:
Assessoria de imprensa
Nesta área, o objetivo é conquistar visibilidade, credibilidade e uma imagem positiva perante ao público. Além de criar e manter um relacionamento com a mídia e formadores de opinião, o profissional é responsável pela prevenção e gestão de crises de imagem da marca.
Redes sociais
Além de planejar e produzir conteúdos de relevância para as plataformas digitais da companhia, o profissional é encarregado de monitorar os comentários e demais interações virtuais dos internautas.
Comunicação institucional
Através da criação de canais e estratégias de comunicação, o profissional que trabalha nesta área é responsável pela divulgação de informações e produção de conteúdos análogos à política, valores organizacionais e objetivos da empresa.
Relacionamento com o cliente
Por meio de atendimentos e análises de feedbacks realizados por clientes, o profissional de relações públicas é incumbido de desenvolver estratégias que auxiliem a empresa a aprimorar a qualidade de produtos/serviços e assim, melhor atender as necessidades dos consumidores.
Eventos
Com o objetivo de promover a companhia, o profissional atua na organização de feiras, palestras, exposições, coquetéis e recepções. Nesta área, suas atividades vão desde o planejamento até a execução do evento.
Pesquisa de opinião
Responsável por desenvolver e aplicar pesquisas de opinião do público interno e externo, o profissional coleta dados a fim de criar planos estratégicos de comunicação.